Fotógrafos iniciantes, essa é pra vocês!

O Blog da Nanotech Câmeras estréia hoje uma nova categoria de posts tão útil quanto as outras: a categoria Dicas! Aqui você vai encontrar as melhores dicas fotográficas para iniciantes e profissionais. A Nanotech não deixa ninguém de fora!

A fotografia é um assunto complicado e pode ser um campo minado para alguns, enquanto pra outros pode ser tão tranquilo quanto um passeio no parque. Se você está no primeiro grupo e pular de um carro em movimento parece uma melhor ideia do que tirar sua DSLR do modo automático, então esse post é pra você.

Dirigimos o primeiro post dessa categoria para aqueles que estão começando a usar uma câmera DSLR, aqueles que subiram de nível e agora se vêem em meio a tantas possibilidades que não sabem nem por onde começar. Mas calma é só ler o texto que preparamos que você já vai ficar mais confortável nesse universo inexplorado.

d902e7bbf6caf7e5ec925037e890d442

Pra começar:

  1. Conheça sua câmera, não tenha preguiça de ler o manual.
  2. Pratique, pratique e pratique. Não tenha medo de aprender errando.
  3. Fotografe o que você ama. Um fotógrafo apaixonado é o melhor de todos!
  4. Fotografe em casa. Use o quintal, a sala de estar, seu cachorro, sua família.
  5. Tente diferentes pontos de vista. Saia da linha básica da visão.
  6. Crie arquivos no computador e organize suas fotos. Não seja preguiçoso!
  7. E por último, mas não menos importante: preste atenção na luz!

f1d640721cdafcb4c26c5e682b46452c

Continuando:

Segure sua câmera direito

Parece um pouco óbvio, mas para fazer boas fotografias a câmera precisa estar o mais estável possível e não importa o quanto você ache que ela está fixa, um apoio extra sempre ajuda. Por exemplo: colocar a mão esquerda espalmada embaixo da câmera vai ajudá-la a se manter na posição sem colocá-la num tripé e não custa nada. Usar o visor ocular ao invés de usar a DSLR como uma máquina digital simples também ajuda na estabilidade.

É comum a presença de uma rodinha do lado do visor ocular e é útil saber o que ela faz. Ela se chama controle dióptrico e ajuda a ajustar o foco do visor em si, permitindo que você o altere para que se adeque ao seu olho. Isso é bom pra quem é míope e não vai usar a câmera com óculos, é claro.

a7a67b4e4848a105f9e75a737a181c8f

Triângulo de exposição

A exposição é o equilíbrio de luz na imagem e existem três fatores que a influenciam.

Tradicionalmente, quando você usa a câmera no automático, a câmera tenta encontrar o equilíbrio perfeito entre luz e sombra, ajustando corretamente os três fatores para tentar alcança-lo. Para imagens mais impactantes e originais você precisa sair do modo automático e isso requer entender abertura, ISO e velocidade do obturador.

Entendendo abertura

Abertura é só uma palavra chique para buraco, mas é claro que nada é tão simples assim. Para controlar a abertura você precisa colocar a câmera no modo AV ou A, dependendo do fabricante.

A abertura é medida por pontos f como são conhecidos, por exemplo f/2.8 ou f/16, e representa a quantidade de luz que entra pela lente e chega ao sensor. Quanto mais baixo seu número, maior é o buraco e portanto mais luz consegue entrar na câmera. E ao contrário, quanto maior o número, menor o buraco e menos luz chega ao sensor.

E por que você vai querer controlar a abertura? Porque ela influencia uma coisa chamada profundidade de campo. Profundidade de campo quer dizer, em outras palavras, a parcela da imagem que está focada, do primeiro plano para o fundo.

Se você usa um valor f baixo (f/2.8 por ex.) o objeto em primeiro plano estará focado e o fundo desfocado, embaçado. Isso é perfeito para retratos pois ajuda a atrair a atenção para a pessoa que está na foto. Na outra ponta da escala, um valor f alto é ótimo para paisagens quando você quer que toda a extensão da foto esteja em focada.

É bom saber que ao mudar o tamanho da abertura você também muda a quantidade de luz que entra e isso vai mudar a velocidade necessária para fazer um disparo perfeito. Com f/2.8 é provável que a velocidade seja bem mais rápida do que com um f/16 que por sua vez exigirá uma velocidade mais lenta e provavelmente um suporte melhor.

Profundidade-de-campo-teclados

Entendendo a velocidade do obturador

Para controlar a velocidade do obturador você terá que colocar sua câmera no modo S ou Tv, dependendo do fabricante. Controlar o obturador é uma mão na roda quando você quer fazer fotos de fogos de artifício ou de objetos em movimento, como alguém pulando no ar ou esportes.

Ela é medida em segundos. Se está marcando, por exemplo, 1/4000 quer dizer que você estará fotografando à velocidade de 4 milionésimos de segundo e se estiver marcando 30″ quer dizer que a câmera captará luz por 30 segundos. Quanto mais rápida a velocidade, menos luz chega ao sensor e quanto mais lenta, mais luz consegue passar. Essa é fácil de entender.

É simples: velocidades rápidas para movimentos rápidos e velocidades lentas para borrar o movimento. O pessoal usa velocidades lentas para fazer o chamado light painting ou pintura com luz.

Não é recomendável segurar a câmera com as mãos para velocidades mais lentas que 1/60. Apoie a câmera em algum lugar!

11a80c5

Entendendo ISO

O ISO é uma herança das câmeras analógicas, onde o filme tinha diferentes sensibilidades. Ele entrou no mundo das câmeras digitais e permite a elas intensificar a luz capturada, como se você estivesse usando um filme com mais sensibilidade.

Ele deve ser usado com cautela. Um ISO alto pode ser usado para fotografar com pouca luz, mas ele “granula” a imagem tornando-a mais ruidosa, com menos detalhes e qualidade. Em algumas situações isso é aceitável, em outras vai estragar sua foto.

Usando um ISO baixo você vai preservar os detalhes capturados, mas para garantir a melhor imagem possível ele precisa estar em equilíbrio com a velocidade e a abertura mencionadas acima. O modo automático faz exatamente isso, mas vale a pena tirar várias fotos com diferentes valores de ISO no melhor estilo tentativa e erro para ver a diferença nos resultados e até onde você vai deixá-lo ir.

foto-curso-fotografia-iso-0021

Esse post foi útil para você? Compartilhe as suas experiências nos comentários, a Nanotech Câmeras quer saber!

Um comentário sobre “Fotógrafos iniciantes, essa é pra vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>