Como cuidar da sua câmera

Câmeras fotográficas são equipamentos de alta precisão. Alguns cuidados saudáveis podem dar a elas mais anos de vida. De cuidados gerais a cenários específicos o seguinte guia vai contar tudo que você precisa saber para manter seu equipamento funcionando por mais tempo.

Cuidados em geral:

81rGoG2spgL._SL1500_

Bolsa Case Logic SLRC201

1.  A bolsa da sua câmera é seu principal protetor. É uma forma conveniente e econômica de se proteger contra sujeira, poeira e aquelas quedas inesperadas. Encontre a bolsa ou mochila mais adequada para seu perfil aqui.

Capa de lente

Capa de lente

2. A tampa da lente já vem com a câmera, então está pronta pra ser usada em qualquer lugar e a qualquer momento. Sempre coloque a capinha na sua câmera quando não a estiver usando pois a poeira se fixa rapidamente numa lente exposta! O para-sol é um acessório opcional usado por fotógrafos mais experientes. Eles oferecem proteção quando você está num lugar com areia e vento por exemplo.

Pano de microfibra

Pano de microfibra

3. Use um pano para limpeza. Ele deve estar limpo, seco e deve ser feito com material apropriado. Os panos feitos de microfibra ultra fino são os melhores, eles limpam de uma vez todo tipo de poeira e partículas como por exemplo marcas de dedo, manchas de gordura sem riscar ou borrar.

Bons hábitos:

Bateria para fora!

Bateria para fora!

1. Deixe as baterias fora da câmera quando você não estiver usando sua câmera por um longo período de tempo. Isso pode salvar a vida útil da sua bateria para momentos mais importantes.

Câmera ao sol

Câmera ao sol

2. Não deixe sua câmera exposta à luz muito clara durante o dia inteiro pois isso acaba esquentando tudo. O calor pode quebrar ou derreter o lubrificante que por sua vez vai escorrer pelo interior da câmera danificando o hardware. Outras partes da câmera vão se expandir quando ficarem muito quentes.

Congelada!

Congelada!

3. Além disso temperaturas muito baixas também não são boas para sua câmera. Nas duas situações de temperaturas extremas seu equipamento pode sofrer danos permanentes. Mantenha a câmera aquecida no frio e fresca no calor.

Alça Nanotech

Alça Nanotech

4. Use uma alça. Elas são muito comuns e vitais para a segurança do seu equipamento. A alça é necessária para evitar que algo pior aconteça quando a câmera escorregar da sua mão.

Cuidados com água e areia:

Câmera molhada

Câmera molhada

1. Quando a água entrar em contato com sua câmera, seque-a imediatamente com o pano de limpeza.

Pano sempre ao alcance!

Pano sempre ao alcance!

2. A maioria das câmeras não são à prova d´água e carecem de proteção nesse caso. A água pode danificar o hardware inutilizando-o permanentemente, ou seja, ela destrói seu equipamento! Tenha um pano de limpeza sempre à mão e tente se manter seco!

Câmera no plástico!

Câmera no plástico!

3. Se você estiver fotografando pássaros de um barco ou na costa isso pode ser a solução do seus problemas! Envolva sua câmera numa sacola plástica de modo que fique bem justa e corte o necessário para usar a lente e o visor normalmente. Para prender melhor o plástico coloque um elástico em volta da lente.

Câmera no Ziploc!

Câmera no Ziploc!

4. Para fotografar em condições chuvosas essa deve ser a melhor opção. Colocar sua câmera num ziploc é barato e mantém seu equipamento seco por mais tempo, no entanto não se aventure tirando fotos embaixo da água, não recomendamos!

o.O

o.O

5. Outra coisa para se preocupar ao usar a câmera na praia é a areia. Essas finas partículas de pedra e conchas podem arranhar sua lente na primeira brisa. Embora isso seja difícil de acontecer você vai querer cobrir a lente da sua câmera ou guarda-la na bolsa quando não a estiver usando! Tome cuidado e quando for usá-la na areia talvez seja interessante colocar uma toalha embaixo dela para evitar que a areia entre no hardware.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>