10 Dicas para Fotografia Newborn

Hoje no Blog da Nanotech Câmeras vamos falar sobre algo que não tem a ver com equipamentos ou megapixels. Vamos dar dicas sobre como lidar com quem está à frente das câmeras, sendo fotografado. E dessa vez os modelos tratados aqui são os mais fofos e delicados de todos: os bebês.

A fotografia newborn pode vir com muitas surpresas, especificamente se você não é o pai ou a mãe. A seguir você encontrará uma lista de dicas para ajudar na sua compreensão do estilo newborn de fotografia. É claro que cada fotógrafo vai ter um jeito diferente ou estilo de fazer as coisas, mas as informações abaixo serão úteis para qualquer um que queira se aventurar por esse universo da fotografia de recém-nascidos.

isla-3

1. Posado vs No Dia-a-Dia: Saiba as Expectativas do seu Cliente

Existem dois tipos de fotografia newborn: posada/em estúdio ou natural. Ambas são interessantes por motivos diferentes. No entanto, é importante que seu cliente saiba qual dos dois você pretende fazer para que não tenha nenhuma surpresa durante ou depois das sessões.

Sessões posadas/em estúdio 

São feitas quando o bebê tem apenas 2 semanas de vida, ainda tem muito sono e é mais “moldável”. O foco desse tipo de sessão são poses em que o bebê parece perfeito, usualmente enrolado em cobertores e tecidos, usando gorros u chapéus. A sessão pode durar até 4 horas, contando a alimentação, pequenas pausas e o tempo para fazer as poses. Editar essas imagens é algo que toma um tempo considerável já que cada uma deve passar pelo Photoshop individualmente para ter um acabamento e um resultado final melhor.

feeding_break

Sessões no dia-a-dia

Essa é uma aproximação mais casual da fotografia newborn. Aqui pode ter um pouco de poses, mas a intenção é capturar imagens mais naturais do bebê e o seu lar. Essas sessões podem ser feitas com 6 semanas de vida e duram de 1 a 2 horas no máximo. O ponto alto desse estilo é capturar a admiração e deslumbre entre os membros da família. Recém nascidos são lindos, assim como o amor que se sente no ar. Memórias dessa época em específico podem ficar um pouco vagas para os novos pais e é por isso que a vertente fotográfica é tão importante.

Ambos estilos de fotografia newborn devem ser valorizados, então quando estiver trabalhando com recém nascidos use os intervalos entre as sessões posadas para fazer as suas fotos no estilo dia-a-dia. As pausas não precisam ser uma perda de tempo pra você. Faça com que a hora da alimentação seja feita num lugar com boa luz e você terá uma ótima oportunidade para fazer fotos mais naturais, sem muitas poses.

enhanced-6081-1398706438-1

2. Esteja Preparado

Se você está fazendo as fotos na casa do cliente,  a sessão newborn precisa de tanto cuidado e preparação como num casamento. Você vai precisar de algumas coisas e como é fácil se esquecer de algo, prepare tudo no dia anterior e use uma lista para checar todos os equipamentos antes de fazer qualquer coisa. Para facilitar sua vida a Nanotech Câmeras fez uma checklist que você pode usar para não se perder.

Ela contém:

  • Câmera e câmera reserva
  • Cartões de memória formatados
  • Lentes
  • Alguns brinquedos barulhentos e engraçados
  • Uma almofada para fazer poses
  • Estrutura para pano de fundo e engates
  • Uma escadinha
  • Travesseiro com formato diferente para poses
  • Panos de limpeza, para limpar bagunças
  • Uma muda de roupa, caso a bagunça seja muito grande
  • Acessórios (cestos, caixas etc)
  • Um grande cobertor para background
  • Pequenos cobertores e panos
  • Chapéus e faixas de cabeça
  • Música alta para abafar o barulho irritante do obturador.

Como as sessões podem durar 4 horas alimente-se bem antes de começar a trabalhar. Use roupas confortáveis. Alguns fotógrafos gostam de levar um tapete macio para se ajoelhar em cima, mas um dos cobertores que você levar já funciona bem.

enhanced-20201-1398702475-2

3. Prepare seu Cliente

A primeira forma de assegurar o sucesso de sua sessão newborn é se certificar de que seu cliente sabe o que o espera e como preparar o ambiente para a sessão começar.  Mande dicas para o papai e a mamãe alguns dias antes para eles irem se preparando. Muitas mães preferem amamentar enquanto você monta o equipamento e tira as coisas da mala. Peça para que ela amamente o bebê com ele usando apenas uma fralda ou enrolado em algum cobertor para que ele fique mais confortável. Fale antes para os pais o que você está levando, a duração aproximada da sessão, para que espere uma bagunça e alimentações frequentes e para aquecer a casa.

4. Deixe que o Bebê te Inspire

A inspiração está em todo lugar. É ótimo ter algumas ideias de poses em mente antes de chegar para a sessão. No entanto, assim como deixar a história de amor de um casamento acontecer organicamente, as melhores imagens são aquelas que não planejamos e são inspiradas pela singularidade de cada bebê. Sejam covinhas fofas, olhos enormes e lindos ou uma cabeça cheia de cabelo, tente captar os pontos altos de cada bebê.

Deixe que o bebê se movimente, boceje, espreguice. Bebês tem momentos lindos, perfeitos e doces, não se preocupe em ter a pose perfeita a cada disparo. Quando você está fazendo poses, no entanto, a dica de ouro é tentar abrir seus pequenos pulsos. As vezes isso pode ser um pouco difícil, mas mãos abertas e relaxadas vão dar uma sensação de paz para a foto.

enhanced-26025-1399236257-5

5. Esteja Consciente de sua Abertura

Muitos fotógrafos de retrato e casamento amam fotografar com ângulos bem abertos com f/1.2 ou f/1.4. Entretanto, nas fotografia newborn muitas das poses podem ter ângulos extremos e você terá mais sorte com a profundidade de campo e qualidade de imagem fotografando com abertura ao redor de f/2 e f/2.2. Lembre-se que são raros os momentos em que os olhos do bebê estão no mesmo plano de foco o tempo todo e fechando um pouco a abertura você consegue aquela profundidade de campo extra que vai precisar.

6. Hora da Soneca = Hora da Macro!

Além do estilo posado e natural, em casa, outra coisa que está na lista de afazeres são os disparos com uma lente macro. É ótimo fazer fotos com closes nos dedões do bebê, no cabelo em cima dos ombros, orelhas, etc. Devido ao foco sensível da lente macro, a melhor hora para usá-la é quando o bebê estiver paradinho ou dormindo profundamente. Quando você perceber que o bebê está dormindo, pare o que estiver fazendo, pegue sua lente macro por 10 minutos e faça as fotos que precisa.

macro (1)

7. Encoraje a Mãe a Participar da Sessão…Gentilmente

A última coisa que uma mãe quer fazer depois de ter seus filhos é ter que se esforçar para estar bem na frente das câmeras. É difícil para uma mãe fazer parte da sessão fotográfica, mas também é importante.

Elas amam tanto aquele bebê que elas vão gastar dias e noites tirando fotos do bebê dormindo, acordado, bocejando, tomando banho, comendo, junto com irmãos ou curtindo com o papai. Quando ele tiver um ano terão milhares de imagens dele e a mãe vai perceber que dificilmente ela estará em alguma delas.

Faça com que ela apareça na foto. Ela vai guarda-la com muito amor e o bebê também em alguns anos. O ponto importante aqui é manter a mamãe e o bebê em poses fáceis que não precisem de muito esforço por parte da mãe. Há chances de ela ainda estar desconfortável ou com dores e possivelmente se recuperando de uma cirurgia, então ser gentil é crucial.

8. Utensílios – seu Melhor Amigo e Pior Inimigo

Um dos problemas comuns aos fotógrafos iniciantes nesse nicho de mercado é o fato de levar todos os utensílios/panos/cobertores/faixas de cabelo à cada sessão. Planeje 3 ou 4 setups diferentes, baseados nas preferências e expectativas do cliente, e isso é tudo. Também é possível se inspirar com algo que esteja na casa do cliente, como um cobertor bordado pela avó ou algo que seja especial para os pais, então é comum não usar tudo aquilo que levar para a sessão.

9. Irmãos são um Novo Jogo

Se o bebê tem irmãos mais velhos, tente fazer as fotos com os irmãos no primeiro momento que puder e deixe que eles brinquem enquanto você termina a sessão.  O irmão mais velho simplesmente não terá a paciência para sentar em silêncio e esperar para que você o chame e faça a foto. Então consiga a pose que quer quando ele estiver curioso e empolgado com a sua visita. Quando a sessão acabar, os irmão mais velhos estarão mais abertos a participar de novo e é nesse momento que você terá a oportunidade de fazer fotos naturais entre irmãos. Se eles não quiserem participar, descubra os poderes mágicos das promessas envolvendo sorvete e doces! (contanto que isso seja ok para os pais).

siblings

10. Seja Flexível, Seguro e Não Desista

Não importa quanto controle você aparenta ter, o bebê é quem manda. Se o bebê não quer dormir e posar para uma foto, depois de tanto tentar, faça fotos naturais com a família e continue fotografando. Mantenha-se tranquilo e tente fazer contato visual. Faça imagens da mãe com seu filho no colo, seja aberto e flexível pois a sessão nem sempre sai como planejado e essa pode na verdade ser a melhor coisa que pode lhe acontecer. As melhores imagens vem de momentos inesperados e mentes abertas.

Além de ser flexível, seja seguro. Uma coisa importante para fazer antes de começar a fotografar recém nascidos é prestar atenção em algumas questões de segurança. Muitas poses tradicionais são compostas em locais seguros para o bebê, onde ele esteja fora do alcance de qualquer mal. Por último, não desista. A primeira sessão virá com um gosto de derrota, mas você ficará feliz em fazer isso de novo e perceber sua evolução. Esperamos também que essa lista de dicas evite tropeços maiores.

Alguma pergunta? Se sim, deixe-a nos comentários abaixo. Adoraremos ouvi-la!

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>